terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Expedição ao Cerrado

Meia-lua-do-cerrado, uma das estrelas da Expedição © Renato Rizzaro



A Expedição ao Cerrado foi planejada desde 2013. Diferente das expedições Pantanal, Amazônia e Pampa, desta vez saímos com uma lista das “aves dos desejos” pinçadas em livros, na internet, com sugestões de amigos e a benção de nosso orientador Vítor Piacentini. Entre as milhares de chapas, conseguimos mais de cem aves e várias surpresas.

A primeira parada seria no Parque Intervales, em Apiaí/SP, onde aconteceria a primeira Roda de Passarinho, alinhavada pelo Bruno Arantes, cidade onde seu irmão e esposa são professores. Nossa saída coincidiu com o recesso escolar, carinhosamente apelidado de Semana do Saco Cheio, então, pulamos esta etapa e fomos para São Sebastião do Paraíso em Minas, atraídos pelos registros do wikiaves.

Depois da Serra da Canastra (primeira Roda de Passarinho), tivemos vários dias de mordomia entre Estrela de Indaiá (segunda Roda de Passarinho) e Conselheiro Lafaiete, com o atencioso guia Ricardo Mendes e seus familiares, que nos acolheram em suas casas como filhos e aí deu aquela vontade de quero mais… Até a Toyota ganhou garagem coberta e tudo, imagine só! Minas definitivamente é um ímã de hospitalidade e fomos parar em Ouro Preto, no Parque Itacolomi (terceira Roda de Passarinho).

Cogitamos incluir no roteiro a Serra do Caraça, ver o lobo-guará no Monastério e subir até o Parque das Sempre-vivas e Grande Sertão Veredas. Porém, quem chegou antes foi o próprio Guimarães Rosa em Cordisburgo, num desvio que nos levou a desembocar em Brasília e subir até a Chapada dos Veadeiros (quarta Roda de Passarinho).

Quando menos se espera, o horizonte enruga e brotam picos misteriosos, formações antigas, cordilheira brasileira repartindo Goiás e Bahia. Em Terra Ronca conhecemos o Homem das Cavernas e já sentimos o perfume da Caatinga e dos xique-xiques, mas aí já é outra história, para a próxima expedição.

De Pirenópolis fomos direto a Aruanã, na Resex Lago do Cedro a convite do ICMBio onde conhecemos a Aldeia Karajá onde rolou a quinta Roda de Passarinho. 

Neste grande abraço ao Cerrado, finalizamos a Expedição no Parque Nacional das Emas (sexta Roda de Passarinho) com sucuris, bioluminescência, entrevistas, novas amizades e um grande acervo de fotos para o próximo poster e para as próximas Rodas de Passarinho. Foram 7.700 quilômetros em 50 dias, 12 de outubro a 30 de novembro de 2014.


Conheça os meandros desta penúltima Expedição aos Biomas Brasileiros, com fotos, vídeos e surpresas, clicando aqui, uai!

Nenhum comentário: