quarta-feira, 7 de março de 2012

Gavião-tesoura na Reserva Rio das Furnas


Foram avistados 20 indivíduos sobrevoando a Reserva durante um dia inteiro (3/3/12)
O gavião-tesoura, Elanoides forficatus, é uma ave accipitriforme neotropical que, durante a primavera, migra até o sul do Brasil para reproduzir. É um dos mais espetaculares gaviões, devido ao perfil formado pela longa cauda negra em “V” dando origem ao nome popular.
Alimenta-se de aves, pequenos lagartos, cobras arborícolas e lagartas. Costuma apanhar frutos nas árvores, quando passa voando próximo às árvores. Também captura invertebrados em vôo com os pés levando ao bico em pleno vôo.

Vive nas bordas de florestas e campos. Entre as Aves de Rapina é uma das mais sociáveis, vivem em pequenos grupos que podem chegar até 30 indivíduos. No ar é muito ágil, voa com grande habilidade entre as árvores, manobrando rapidamente sobre copa das árvores ou passando logo abaixo delas. Ali busca seu alimento.
Ocorre em todo o Brasil. Existem duas populações de gavião-tesoura, uma que se reproduz no sul do Brasil e a outra, ameaçada de extinção, na América Central e sul dos EUA. Ambas passam o inverno na floresta amazônica. (Fonte: Wikiaves)

Detalhe de uma perereca apanhada e comida em pleno vôo

Nenhum comentário: