Tyrannidae é a maior família do hemisfério ocidental ao qual é confinada. Rivalizam, nesta parte da Terra, com os papa-moscas do Velho Mundo (Muscicapidae, Oscines), com semelhante número de espécies. Estão entre os grupos mais diversificados de aves do mundo e são, no Brasil, os pássaros que mais se vêem e se ouvem. Constituem mais de 18% das espécies de Passeriformes da América do Sul. Distribuídos do Alasca até a Terra do Fogo, num total de 413 espécies têm a sua maior concentração na região tropical.
A fêmea acima foi fofografada na Reserva Rio das Furnas em fevereiro de 2012, elevando a lista de aves da Reserva para 236 espécies.
O macho de K. cyanirostris é totalmente negro com bico claro acinzentado. Tem um fino "it" como voz e a cerimônia é muito interessante, pois o macho, totalmente em silêncio, desliza, de asas levantadas, em frente à fêmea.
Caça insetos!
É migratório (Espirito Santo, Rio de Janeiro). Ocorre do Espírito Santo e Minas ao Rio Grande do Sul e Mato Grosso, Argentina, Paraguai e Uruguay, nonorte em regiões serranas.
Fonte: Helmut Sick
Nenhum comentário:
Postar um comentário