segunda-feira, 21 de abril de 2014

Poster de Aves do Pampa





Com esta bela seleção chegamos ao quarto poster das Aves dos Biomas Brasileiros.

Diferente das Expedições ao Pantanal e à Amazônia, feitas em um só lance com muitos quilômetros percorridos em semanas seguidas, o Pampa aconteceu em etapas, desde 2010, quando contornamos o Uruguay. 

Na ocasião descemos por Passo Fundo, Cruz Alta, Santa Maria, Rosário do Sul até Livramento; atravessamos a fronteira em direção a Tacuarembó, Paysandu e costeamos o Rio Uruguay até Carmelo. Seguimos pelo Rio de La Plata, Colonia Sacramento, Colonia Wilson, Montevideo. Dali, seguimos seguimos a Laguna de Rocha, onde conhecemos os guardas-parques Carlos Calimares e Néstor Hugo Leal que nos apresentou o Parque desta Laguna encantada. Deste ponto fomos à Reserva do Taim e dali retornamos à Reserva Rio das Furnas.

Em outra etapa fomos direto para a Lagoa dos Patos e ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Tavares, orientados pelo Batista, da Lagoas Expedições.

Finalizando, estivemos em Uruguaiana e fazendas dos arredores e no Parque Estadual do Espinilho, Barra do Quaraí, sob a coordenação de Tatiane Uchôa.

As fotos aconteceram num ritmo cada vez mais acelerado, os dias foram explêndidos e a companhia do casal Gina Bellagamba e Ricardo Oliveira nos levou para fotografar espécies raras e endêmicas da região.

Terminado o circuito de Campo, iniciamos pesquisa, seleção, e tratamento das 77 imagens. Foram seis meses até a primeira prova e conclusão do trabalho.

Paralelamente, Vítor Piacentini fez a revisão científica e os convidados Adrian Rupp, Alejandro Olmos, Gina Bellagamba, Cláudio Vidal, Matias Ternes, Pablo Eguía e Renato Grimm cederam fotos que foram somadas às 67 feitas por Renato Rizzaro.

Além da família, nome científico, popular em Português e Inglês, acrescentamos o nome em Espanhol. A classificação taxonômica segue o CBRO/2014 e os tamanhos das aves, Helmut Sick. A SPVS mantém o apoio institucional desde o primeiro e nos apoia no Avistar 2014.


Finalmente, recebemos os pacotes de posters da Impressul com a tradicional qualidade, impecável, e adquirimos tubos com diâmetro maior para enviarmos a coleção pelo Correio.

Mais detalhes e fotos desta expedição, visite www.avepampa.blogspot.com

Como contribuir e adquirir este e os outros posters


Quando você adquire os posters da Reserva Rio das Furnas, contribui com a preservação e divulgação da avifauna, além de colaborar com as futuras expedições pelos biomas brasileiros.

Adquira o seu na nossa Loja de Passarinho (CLIQUE AQUI)


Classificação taxonômica segue a mais recente publicação do CBRO/2014


Convidados especiais cederam fotos gentilmente. No detalhe Calhandra tres colas e Federal, de Alejandro Olmos


Detalhes foram minuciosamente revisados


Gabriela Giovanka e Renato Rizzaro exibem o filho mais novo :)

A g r a d e c i m e n t o s


Elizabete Jaques Riella (Professora da Escola Municipal 22 de Outubro)
Fabiano e Henrique (Guarda-parques do Espinilho)
Graciana Alves Pavanatto (Diretora da Escola Municipal 22 de Outubro)
Havita Rigamonti (Curitiba, PR)
Hellen José Florez Rocha (Chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe)
Juan, Gi e família Rivas (Ilha de Santa Catarina/Paysandu-Uruguay)
Rosangela Carvalho de Lima (Secretária de Educação de Barra do Quaraí)
Tatiane Uchôa (Gestora do Parque Estadual do Espinilho

Um comentário:

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)