terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cabecinha-castanha (Pyrrhocoma ruficeps)



Em Dezembro de 2004 encomendei meu primeiro jogo de câmera digital, pois até então era tudo na base do cromo, slide, filme positivo...

Uma das primeiras chapas - na era digital - das aves da Reserva Rio das Furnas foi este Cabecinha-castanha (Pyrrhocoma ruficeps). O casal estava no meio de um taquaral, na beira do Rio das Furnas. Assustados com a nossa presença deram muitas voltas antes de alimentar o filhote em um ninho  bem escondidinho.

Era 30 de janeiro de 2001 e nosso amigo Tom Butts foi o primeiro a ficar impressionado com a quantidade de espécies ao lado de casa, na Reserva. Desde então os registros cresceram muito. Já são 237 espécies identificadas por um time de primeira linha: biólogos, ornitólogos, observadores,  professores e cientistas estiveram durante anos em nossa área.

No primeiro Poster de Aves da Floresta Atlântica todas as aves foram fotografadas no interior do canyon da Reserva, menos a Rendeira (Manacus manacus), na Reserva Cachoeira em Guaraqueçaba/PR, de nossa parceira SPVS.

Desde então fotografo aves que, volta e meia, aparecem na Reserva e continuo pelos biomas brasileiros com minha companheira Gabriela Giovanka em nossa Toyota/Casa Bandeirante.

Pantanal, Amazônia e Pampa nos receberam de braços abertos e por lá também circulou a Roda de Passarinho, nosso xodó.

De cada Expedição trouxemos muitos amigos, alguns publicaram suas fotos de aves em nossos Posters e outros ainda vão publicar, pois até então editamos três: Floresta Atlântica, Pantanal e Amazônia.

Está no forno - literalmente, com este calor! - o quarto da série, o Poster das Aves do Pampa. Logo, logo falaremos sobre ele.

Abração!
Renato Rizzaro

Nenhum comentário: