terça-feira, 26 de abril de 2011

Gavião-Pega-macaco / Spizaetus tyrannus


Outono na Reserva. 
Manhã de domingo ensolarado, onde o dissipar da névoa anuncia a atividade da bicharada. Tomamos nosso café da manhã apreciando saíras, sanhaços e tiês através da janela, até que um vulto monstruoso corta o céu e pousa num galho de canela-papagaio, além, no topo da escarpa que afunda para o canyon do Rio das Furnas. 
O penacho e a sua cor negra não deixam dúvidas: é um explêndido gavião-pega-macaco. Poderoso caçador, a fêmea mede aprox. 70cm e pesa 1.100kg, e o macho aprox. 60cm e 950g, com envergadura de quase um metro e meio! 
Suas asas são arredondadas e o rabo é comprido, próprios para voar entre folhagens, galhos e cipós. Chama atenção quando emite melodiosos assobios enquanto circula sobre a floresta. 
Aparentemente caça a partir de um poleiro e, regularmente, voa muito alto. Prefere mamíferos a aves; come cobras e lagartos; afirma-se que habitualmente caça primatas, entre eles os sagüis. Morcegos são apanhados em seus pousos diurnos, assim como marsupiais em repouso. Tucanos e araçaris são suas presas em Yucatán, no Sudeste do México. 

Habitante exclusivo da Floresta Tropical, vive normalmente em terras baixas, desde o México até Argentina. Porém, já foi encontrado entre 2.000 e 3.000m de altitude, na Guatemala. 
Frequenta locais semi abertos, bordas de matas, florestas secundárias e beira de rio, mas é habitante preferencial das matas densas. 
Aparentemente sedentário, não sobrevive em grandes áreas utilizadas pela agropecuária. Pode ser avistado em todo o Brasil, porém, no México, está seriamente ameaçado pela pecuária extensiva, pela indústria madeireira e pelo turismo.

Accipitridae
Spizaetus Tyrannus  | Aguila-azor negra | Black-Hawck Eagle
Fontes: H. Sick | HBW - Vol. 2

Nenhum comentário: