domingo, 28 de abril de 2013

Poster de Aves da Amazônia





A Reserva Rio das Furnas apresenta, com grande satisfação, o Poster Aves da Amazônia. Resultado das expedições aos biomas brasileiros, é o terceiro publicado pela Reserva. O primeiro foi Aves da Floresta Atlântica e o segundo, Aves do Pantanal.

Como nas edições anteriores, as fotos são de Renato Rizzaro, que também tratou as imagens; Gabriela Giovanka fez a revisão bibliográfica e Vítor Piacentini, a revisão científica. O apoio institucional é da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS.

A impressão gráfica é primorosa e foi executada em policromia, com a utilização de retícula estocástica em equipamento Heidelberg, tendo como base o papel couchê 250g e aplicação de laminação fosca na parte frontal, o que dá maior durabilidade à obra.

Araçaris da família Ramphastidae

Aves raríssimas com registros somente no Parna Viruá, em Caracaraí (RR).

Pscitacidae em detalhes primorosos

O Galo-da-serra ganhou destaque merecido na composição

Novidade desta edição

No Poster Aves da Amazonia, há uma novidade especial. Cinco convidados cederam graciosamente sete fotografias para engrandecer a obra:

Dalci Oliveira, com o seu charmoso Ferreirinho-de-sobrancelha (Todirostrum chrysocrotaphum), fez crescer a família Rhynchocyclidae, da qual faz parte o Caçula (Myiornis ecaudatus), um dos menores pássaros do mundo, com 6,5cm e 5g de peso.



Edson Endrigo enviou várias opções, das quais foram escolhidas duas magníficas: uma da família Galbulidae, a Ariramba-do-paraíso (Galbula dea), e a Saíra-ouro (Tangara schrankii), da família Thraupidae.


Edson Lopes presenteou a Reserva com dois belos Bucconidae, o Macuru-de-testa-branca (Notharchus hyperrhynchus) e o Rapazinho-de-colar (Bucco capensis) além de ter dado boas dicas durante a elaboração do Poster.


Gilberto Nascimento cedeu a graciosa Ararajuba (Guaruba guarouba), o Psittacidae que Helmuth Sick sugeriu, com grande sapiência, como símbolo de nosso país.


Thiago Laranjeiras, além da foto do raríssimo Thraupidae Fura-flor-grande (Diglossa major) com apenas cinco registros no Wikiaves, todos no Monte Roraima, contribuiu com a identificação de muitas espécies.



Inspiração para a cor de fundo no Poster da Amazônia. Sim, Tapajós! Foto Gabriela Giovanka

Como contribuir e adquirir este e os outros posters


Quando você adquire os posters, contribui com a preservação e divulgação da avifauna, além de colaborar com as futuras expedições da Roda de Passarinho pelos biomas brasileiros.
 





Nenhum comentário: